Sobre o fundador
Nascido em Brasília, em 1967, o maestro Alexandre Innecco se considera um típico produto da capital brasileira – uma cidade que mistura o internacional com o caipira; o esotérico com o político; a seca com o dilúvio.
Formado em música pela Indiana University – Bloomington, com mestrado em regência pela Missouri University – Columbia (ambas nos EUA), Innecco já trabalhou como maestro de orquestras e coros, cantor, professor, agitador cultural, diretor de temporada de concertos, mestre de capela e diretor de empresas criadoras/divulgadoras culturais. Seu currículo vai de tenor lírico a cantor popular; de professor de história da música a ator; de empresário nos Estados Unidos a tradutor na África.
Como maestro, trabalhou com diferentes orquestras e coros nos EUA e Europa, onde regeu desde sinfonias de Beethoven a Mahler até óperas de Verdi a Puccini. Como cantor, fez solos em óperas de Mozart a Prokofiev, mas acabou desenvolvendo um estilo próprio que navega entre o erudito e o popular. Trabalhou também como ator e diretor em diversas produções teatrais e musicais. E como administrador artístico, esteve à frente de uma temporada de concertos nos EUA com um total de mais de 45 mil espectadores em dez anos. O ECAI (fundado em 2011) é sua terceira empreitada empresarial particular, depois do Estúdio Amplo (Brasília, 1997-2001) e Carpe Diem (Columbia, Missouri, EUA, 2009-10).
Com a pandemia, o ECAI foi obrigado a fechar temporariamente, e por dois anos Innecco dedicou-se à criação de vídeos para o canal ECAI no YouTube, que se tornou um grande sucesso da internet. Conheça o canal AQUI.
Entre os nomes com os quais trabalhou ou contratou para sua série de concertos, destacam-se Os Meninos Cantores de Viena, Chantecleer, o Coral da Universidade de Belgrado, o Princeton University Glee Club, a 9th Street Philharmonic Orchestra, o Columbia Chorale, a Bellevue Opera e solistas vocais e instrumentais de mais de 20 nacionalidades diferentes.
Em 2017, Innecco foi agraciado com a Medalha Renato Russo pela Agencia Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, como referência em empreendedorismo na música brasileira. Foi também escolhido na edição de dezembro de 2017 da Revista Encontro, do Correio Braziliense como um dos 10 brasilienses que fizeram a diferença no ano, entre personalidades de todas as áreas, desde administração pública até saúde e justiça.
O Espaço Cultural Alexandre Innecco nasceu em 2011 como um misto de sala de visitas, teatro de bolso, galeria de arte e centro divulgador de idéias. Um espaço integrado que promove experiências musicais interativas, especialmente a música dita “erudita”. Através de concertos e palestras, sempre para um público seleto, que vive cada performance intensamente. E a única maneira de você entender do que estamos falando, é vindo a um de nossos eventos.
Quer saber mais? Entre em contato pelo formulário abaixo e envie uma mensagem que entraremos em contato com você. Aproveite para conhecer nossa programação, nossos eventos e para visitar a página de atividades, onde você pode ver tudo que acontece no ECAI.
Se preferir, venha nos fazer uma visita. Nossa programação está sempre atualizada AQUI.